25/09/2013 às 10h54min - Atualizada em 25/09/2013 às 10h54min

Vereador Penha participa de ato em defesa da lei de cotas

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) participou nesta segunda-feira (23), na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do ato  em  Defesa da Lei de Cotas, "um caminho para a inclusão", que contou com presenças de  representantes da sociedade civil, militantes, parlamentares, sindicalistas, empresários e autoridades.

Na ocasião foi lançada a Cartilha "Pessoas com Deficiência no Trabalho – Criando Valor pela Inclusão", fruto de parceria entre a Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, a empresa PwC e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Um dos pontos debatidos durante o evento foi a ameaça reincidente de flexibilização da Lei de Cotas (8213/91) presente no atual texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em tramitação na Câmara Federal.

A afronta à Lei de Cotas também está presente na decisão dos desembargadores da 11ª Turma do TRT - 2ª Região sobre desobrigar a multinacional de serviços aeroportuários Swissport de contratar pessoas com deficiência para atuarem no pátio de manobras de aeronaves.

A Secretária estadual  Linamara Rizzo Battistella destacou a importância da Lei de Cotas para a empregabilidade das pessoas com deficiência. "Queremos mostrar ao mundo que é possível construir novos caminhos e esses caminhos passam pelo desenvolvimento e pela deficiência. As pessoas com deficiência vão ensinar ao mundo de que é possível novos caminhos, novas oportunidades e acima de tudo um mundo novo onde o respeito, a tolerância e os direitos de cada um são preservados", destacou a Secretária.

Além das autoridades que compuseram a mesa, foi aberta uma sessão onde o público presente pode expressar sua opinião verbalmente e esclarecer dúvidas relacionadas à Lei de Cotas e a empregabilidade da pessoa com deficiência.

Penha ressaltou que no município de São Carlos existe um projeto estratégico para a Lei das Cotas, Projeto ATO. O projeto desenvolvido com apoio da Universidade Federal de São Carlos juntamente com a Prefeitura Municipal e a APAE tem como principal tarefa a integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho por meio de preparação e adaptação de cada pessoa para com seu perfil de trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp