22/09/2013 às 15h05min - Atualizada em 22/09/2013 às 15h05min

Prefeito entrega placa ao professor Rantin "Cidadão Benemérito de São Carlos"

O prefeito Paulo Altomani prestigiou, na noite de sexta-feira (20), na Câmara Municipal, a entrega do título de "Cidadão Benemérito de São Carlos" ao professor Francisco Tadeu Rantin, chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A homenagem foi proposta pelo vereador, presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, através do Decreto Legislativo Nº 799, como reconhecimento à contribuição de Rantin ao município e à ciência, ao longo de sua trajetória na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento contou ainda com as presenças da vereadora Alaide Simões, do procurador geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, do Secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, além de familiares do homenageado e representantes de vários institutos de ensino e pesquisa.

O prefeito Altomani entregou uma placa de prata ao professor Rantin e lembrou das atividades vividas na Universidade Federal, quando eram estudantes. Altomani também falou do apoio de Rantin e de seus títulos. "É uma honra poder participar desse evento como prefeito da cidade e homenagear uma pessoa de uma família tão digna. O professor Rantin é um amigo dos tempos de faculdade, tem inúmeros serviços prestados à comunidade e merece esta homenagem da Câmara e da prefeitura", disse o prefeito.

Para Rantin, ser homenageado com um título dessa grandeza é um fato muito especial. "Principalmente porque o reconhecimento é da minha cidade, onde nasci, cresci, estudei e consolidei minha carreira acadêmica. É o reconhecimento da própria população". O professor ainda destacou a importância do bom relacionamento entre academia e poder público. "Sempre esperamos que a universidade e poder público estejam juntos para fazer o melhor pela população", comentou.

Natural de São Carlos, com 63 anos, Francisco Tadeu Rantin foi o primeiro fisiologista a ser contratado na Universidade Federal de São Carlos. Formadoem Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), obteve o grau de Mestre no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP e de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar e no Departamento de Zoofisiologia da Universidade de Aarhus, Dinamarca.

Pesquisador de renome na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, um dos criadores e várias vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFSCar. No biênio 2006-2008, Rantin foi presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp