21/09/2013 às 10h38min - Atualizada em 21/09/2013 às 10h38min

Alunos da APAE visitam o Horto Municipal

Cerca de 500 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos estiveram, nesta sexta-feira (20), no Horto Municipal, para uma visita monitorada como parte de projeto que a escola desenvolve em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

Em dois grupos, a visita aconteceu de manhã e a tarde. Os alunos, de todas as idades, visitaram a área de plantio e caminharam por uma trilha ecológica para integração com a natureza. A visitação foi orientada por Vicente Mateus Xavier Filho, chefe de gestão das áreas verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), o qual disse que na trilha de 500 metros os alunos puderam conhecer a variedade de espécies que se encontra na natureza.

A professora da APAE, Valéria Peres, ressaltou que a proposta da visita é a de complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula em comemoração ao Dia da Árvore. "Preparamos os alunos antes do passeio e vamos continuar o trabalho após a atividade. Percebemos que eles observaram elementos que não estão acostumados a ver, como folhas de cores diferentes e comidas para os pássaros. Vimos também que os alunos entenderam que estavam no ambiente dos animais e que, por isso, teriam que respeitá-los".

Em sua primeira visita ao horto, a aluna Rita de Cássia Beltrami, de 19 anos, disse que achou tudo muito bonito. "Não imaginava que mudas tão pequenas crescem e se tornam árvores tão grandes". Porém, o que chamou mais a atenção da aluna, foi uma jaqueira com fruto que encontrou durante a trilha. "Vou contar tudo o que vi quando chegar em minha casa".

O secretário da SMSP, José Carlos Correa, lembrou que a horta municipal esta passando por uma revitalização, na qual aonde vem sendo realizada uma readequação do layout para melhor aproveitamento dos espaços. O diretor de manutenção de área verde da SMSP, Marcos Antonio De Thomaso, explicou que já foi realizada limpeza completa do horto, poda das árvores, estuque para a separação de mudas, reforma da área administrativa e pintura geral. "Retiramos quinze caminhões de lixo do local e iniciamos a construção de uma estufa de 100 metros quadrados", comentou.

A revitalização conta com o apoio do vereador tucano, José Luis Rabello, o qual lembrou que a recuperação do horto sempre foi seu compromisso. "Com essa nova estrutura queremos produzir uma quantidade maior de mudas ornamentais, frutíferas e medicinais, em parceria, inclusive, com outros hortos do Estado de São Paulo".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp