20/09/2013 às 21h22min - Atualizada em 20/09/2013 às 21h22min

Marquinho destaca o incentivo à pesquisa agropecuária em inauguração na Embrapa

Laboratório é inédito no país e foi custeado por meio de emendas parlamentares, incluindo a do então deputado, Lobbe Neto

Durante a cerimônia de inauguração de mais um laboratório da Embrapa, nesta sexta-feira (20), o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), destacou a importância do incentivo à pesquisa agropecuária em São Carlos e no país.

O evento aconteceu no novo espaço, o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), localizado a dois quilômetros da Embrapa Pecuária Sudeste. Também compareceram à solenidade, o prefeito Paulo Altomani, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, a secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, representando o governador Geraldo Alckmin, Mônica Bergamaschi, os deputados federais, Ubialli (PSB) e Duarte Nogueira (PSDB). E ainda o deputado Ângelo Agnolim (PDT), que também é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o ex-deputado e atual presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha, representando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

Marquinho Amaral agradeceu à Embrapa, seus pesquisadores e funcionários pelo trabalho desenvolvido, em especial o que resultou na criação do novo laboratório que alia a agricultura à tecnologia. "A Câmara Municipal tem orgulho de participar desse momento, da inauguração de um importante laboratório, que irá melhorar e expandir a agricultura. É mais um incentivo aos muitos pesquisadores de São Carlos, a capital da tecnologia", disse o presidente da câmara, durante seu discurso na cerimônia de inauguração. Reafirmou também o compromisso da Câmara de estar em um relacionamento próximo com as unidades de pesquisa da Embrapa local.

UNIÃO - Durante seu discurso, Marquinho destacou ainda que a estrutura do laboratório foi custeada por meio de emendas parlamentares do Congresso Nacional. "É mais uma conquista para a nossa cidade. Fruto de um trabalho que não mistura cores partidárias. Cada vez mais temos visto que é a união de partidos que permite construir uma nova história", enfatizou. O custo para construção do Lanapre, da ordem de cerca de R$ 7 milhões, contou com recursos de emendas dos deputados Ubialli (PSB), Duarte Nogueira (PSDB), Ângelo Agnolim (PDT) e do ex-deputado e atual presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto.

LANAPRE – Inédito no país, o laboratório de referência na agricultura de precisão é resultado da união das duas unidades da Embrapa em São Carlos (Instrumentação Agropecuária e Pecuária Sudeste).

De acordo com o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, a área física do laboratório é de 3 mil m2, mas conta ainda com as pastagens no entorno, campos experimentais que permitirão fazer o mapeamento das áreas agrícolas e a captação de dados em tempo real. "É um laboratório inédito no país, que permitirá pesquisar e desenvolver equipamentos, sensores, para o fortalecimento da agropecuária. Contará ainda com muitos parceiros que apoiam projetos que aqui serão desenvolvidos", disse.

AGRICULTURA DE PRECISÃO - É a prática agrícola na qual se utiliza tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados de diversas áreas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando, por exemplo, adubos e agrotóxicos. A pesquisa deve atender às demandas por novos conhecimentos, metodologias e tecnologias, observando o dia a dia no campo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp