20/09/2013 às 21h21min - Atualizada em 20/09/2013 às 21h21min

Penha proferiu palestra na 3ª.Semana de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) proferiu palestra na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nesta quinta-feira (19) durante a "3a Semana de Licenciatura em Educação Especial: Diferentes Perspectivas". Dentre os temas abordados, o evento discutiu a construção de um centro de cultura e atendimento educacional especializado, a luta dos movimentos sociais, relatos de experiências de pessoas com deficiência e familiares e práticas pedagógicas na escola regular e em instituições especializadas.

Organizado por graduandos do terceiro ano e pela coordenação do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade, a Semana teve, dentre seus objetivos, concretizar as relações entre ensino, pesquisa e extensão; problematizar e debater as pesquisas na área; conhecer as diferentes perspectivas sobre a temática; e criar espaço de debate entre professores da educação básica, professores de instituições especializadas, pessoas com necessidades de educação especial e seus familiares e a comunidade universitária.

Penha realizou a palestra para relatar um pouco de sua vida e debater assuntos vividos com a prática. Em sua fala, comparou a prática com a teoria e relatou pontos primordiais entre política pública com as deficiências de um modo geral. "Esse evento, em sua terceira edição avoca aos alunos estudos e novas diretrizes para a educação especial, traz aos participantes a realidade vivenciada pelos deficientes e também o pelos cuidadores desses deficientes", afirmou.

O vereador chamou a atenção para a tarefa do cuidador do deficiente, lembrando que o tempo também passa para eles e que no futuro também vão precisar de cuidados. "Por isso os alunos também devem se preocupar com os cuidadores".

A mesa redonda para a palestra e debate do tema abordado foi composta pelo vereador Penha e duas deficientes: Anamaria Brandi Curtu, pedagoga, cantora e professora de educação musical e a são-carlense Daniela Caburro que possui pinturas e muitas obras retratadas em todo Brasil. Daniela foi homenageada com o título de Cidadã Benemérita de São Carlos no ano de 2008 e publicou o livro "Menina de Arte" no qual fala sobre sua história de vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp