16/09/2013 às 18h24min - Atualizada em 16/09/2013 às 18h24min

Embrapa abre inscrições para o curso de Saneamento Básico Rural

Joana Silva

Estão abertas até 18 de outubro as inscrições para o I Curso de Saneamento Básico Rural, que a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) vai promover entre 30 de outubro e 1 de novembro de 2013. Os interessados devem acessar a página do curso http://saneamento.cnpdia.embrapa.br/index.html para preencher o formulário de inscrição e obter as demais informações necessárias à participação no evento, que tem vagas limitadas.

A proposta do curso é contribuir com orientações que possam amenizar o problema do saneamento básico na área rural, onde 23 milhões de pessoas vivem sem acesso à água e esgoto tratados. Desde 2000, a Embrapa Instrumentação vem desenvolvendo diversas tecnologias, como a Fossa Séptica Biodigestora, Clorador Embrapa e Jardim Filtrante, destinadas ao tratamento da água, do esgoto doméstico e da água cinza – tanques, pias e chuveiros, como forma de preservar a saúde e o meio ambiente.

O curso será composto de palestras sobre a situação do saneamento básico rural no país, conceitos fundamentais, consequências para a saúde humana, descrição detalhada das tecnologias;  mesas-redondas e visita ao Sítio São João, onde está instado um sistema completo de saneamento básico rural.

Anterior ao início do curso, no dia 29,  será realizado um workshop para discutir as dificuldades e propostas para a universalização do sistema de saneamento básico rural no Brasil. O evento envolverá lideranças políticas e institucionais ligadas ao setor, especialistas e acadêmicos, instituições públicas e privadas, além de representantes da assistência técnica e da extensão rural.

Entre os objetivos do workshop estão à elaboração de propostas para a universalização do saneamento básico na área rural, em termos de água e esgoto; a elaboração de um documento com o propósito de fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas e ampliação de cooperações institucionais. O evento será aberto ao público. Os inscritos no curso também podem participar desta discussão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp