16/09/2013 às 10h03min - Atualizada em 16/09/2013 às 10h03min

Prefeitura apoia Congresso e Simpósio, na UFSCar

Com a presença de profissionais de referência na assistência ao parto, baseada em evidência científica e na humanização do nascimento, acontece no Teatro Florestan Fernandes, no campus São Carlos da UFSCar, o I Congresso de Parto, Nascimento e Amamentação Saudáveis, e o IV Simpósio de Humanização do Parto, evento que tem apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde.

A primeira dama, e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani, participou de Mesa Redonda que abriu o congresso, na noite de sexta-feira (13), e ressaltou a importância de receber profissionais de referência nacional e internacional para o debate de um tema que busca a valorização e o respeito à mulher antes, durante e pós-nascimento. "Teremos articulações e troca de experiências que poderão melhorar o nosso trabalho na cidade, principalmente em relação à Rede Cegonha, da qual São Carlos já faz parte", comentou.

Segundo o Técnico da Secretaria de Saúde e Secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância, Natanael Alves da Silva, a Secretaria Municipal de Saúde avalia essa parceria como fundamental, já que indicam medidas que vão trazer benefícios. "O papel da secretaria não é só cuidar das doenças, mas também atuar na promoção da saúde. A Prefeitura pode ajudar nas discussões com os serviços hospitalares em relação às práticas humanizadas de parto". Natanael reforçou que o município já faz parte do Programa Rede Cegonha do SUS e do Programa Primeiríssima Infância. "É um conjunto de atividades que acontecem no município e que certamente trará benefícios para a mãe e para o bebê. Estimular melhorias dos espaços onde acontecem os nascimentos, com ambientes que garantam um acolhimento melhor, por exemplo, terão apoio da Prefeitura".

Jamile de Castro Bussadori, presidente da Comissão Organizadora e professora do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, destacou a participação de profissionais de São Paulo, Recife, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, além do importante apoio da Prefeitura. "Recebemos cerca 320 inscrições e a Prefeitura de São Carlos nos ajudou bastante na organização do evento". Jamile lembrou que o evento reúne estudantes e profissionais da área da saúde para troca de experiências, atualização de conhecimentos e reflexão sobre temas importantes para a melhoria do atendimento à mulher, aos recém-nascidos e às suas famílias. Na programação estão sendo realizados workshops, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. "Também teremos o lançamento do documentário "Renascimento do Parto", que sensibiliza pelas histórias das mulheres e uma exposição com fotos de partos humanizados", acrescentou.

A atividade é promovida por meio de parceria entre os departamentos de Enfermagem (DEnf), Fisioterapia (DFisio) e Medicina (DMed) da UFSCar, o Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) e o Arte de Nascer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp