12/09/2013 às 21h15min - Atualizada em 12/09/2013 às 21h15min

Seleção feminina de basquete embarca para a Copa América

A Seleção Brasileira Adulta Feminina embarca neste sábado (dia 14), às 22h55 de Brasília, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), no vôo da Aeroméxico (AM 15A) rumo ao México. A equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon realizou na manhã desta quinta-feira (12), o último treino em solo nacional antes da disputa da Copa América – Pré-Mundial do México, que será realizada de 21 a 28 de setembro. A competição classificará as três primeiras colocadas para a Copa do Mundo da Turquia, em 2014.
Há quase seis meses à frente da Seleção Brasileira, o técnico Zanon analisou os quatro meses de preparação antes da viajem para o México.
"Esse ano tive uma proposta muito boa da CBB, que teve uma abordagem ampla e com um planejamento em longo prazo. A nossa ideia principal era aumentar o número de jogadoras que pudessem vestir a camisa da Seleção Brasileira. A proposta casou justamente com a ideia que eu tenho, que é de formar, tentar melhorar os fundamentos na qualidade e surgir os novos ídolos. O nosso projeto é levar essas meninas a uma maturidade para que cheguem nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 com uma equipe bem formada e, quem sabe, buscar uma medalha pra esse grupo tão novo", contou Zanon.
A preparação do jovem grupo contou com amistosos nos Estados Unidos, contra as equipes do Atlanta Dream e Washington Mystics (13 e 15 de maio), seis jogos em dois Torneios Internacionais na China (1 a 14 de julho), o Campeonato Sul-Americano da Argentina (31 de julho a 4 de agosto) e o Torneio Internacional de São Carlos (16 a 18 de agosto).
"Cumprimos o plano traçado desde a viagem para as disputas contra as equipes da WNBA, com jogos de alta referência. Mantivemos o grupo para os amistosos na China, num torneio com seleções de alto nível, para dar ainda mais experiência internacional para as jogadoras. Fomos para o Sul-Americano da Argentina fortalecer esse trabalho e contra todas as adversidades que conseguimos reverter, conquistamos o 24º título invicto. Depois disputamos o Torneio em São Carlos. Trouxemos mais quatro jogadoras que foram destaques no Mundial Sub-19 e que contribuíram muito. Elas mostraram que tem capacidade para integrar uma seleção adulta. Esse foi o primeiro passo em busca do fortalecimento desse grupo", destacou o técnico.

COPA AMÉRICA
O Brasil, atual campeão da Copa América, está no grupo "B", e faz sua estreia contra a seleção de Porto Rico, no dia 21, às 19h30 de Brasília. Na sequência, a equipe brasileira enfrentará República Dominicana (22), Argentina (24), e encerra a primeira fase contra o México (25). No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. Para a disputa da Copa América, o técnico Zanon convocou quatro novas jogadoras, sendo três delas as experientes Karla Costa, Adriana Moisés, a Adrianinha, e Patrícia Ferreira 'Chuca'.
"Vamos agora para o nosso próximo desafio que é a Copa América. Sabemos das situações que podemos encontrar no campeonato mais importante da temporada e que não será fácil. Integramos três jogadoras mais experientes para ajudar na maturidade da equipe e não perdemos o foco do objetivo, que é a classificação para o Mundial. Passo importantíssimo para a continuação do trabalho. Estamos no mesmo grupo com Argentina e Porto Rico, que serão os adversários mais duros. Mas a equipe está muito fortalecida e com qualidade. Esperamos voltar com esse grupo ainda mais amadurecido para a continuação do processo de reformulação da seleção feminina", finalizou o comandante brasileiro.
Antes da estreia na Copa América contra Porto Rico, no dia 18 de setembro, a equipe brasileira fará um jogo-treino contra a seleção de Cuba.

Copa América / Pré-Mundial do México
O Brasil, atual campeão do Torneio, está no grupo "B", e faz sua estreia contra a seleção de Porto Rico, no dia 21, às 19h30 de Brasília. Na sequência, a equipe brasileira enfrentará República Dominicana (22), Argentina (24) e encerra a primeira fase contra o México (25). No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Tabela da Copa América - 1ª fase
Local: Xalapa (México)
Data: 21 a 28 de setembro

Seleções Participantes
Grupo "A": Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela
Grupo "B": Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana

- 1ª rodada - Sábado (21 de setembro)
15h00 - Chile x Venezuela
17h15 - Jamaica x Cuba
19h30 - Brasil x Porto Rico
22h10 - Argentina x México

- 2ª rodada - Domingo (22 de setembro)
15h00 - Canadá x Jamaica
17h15 - Cuba x Chile
19h30 - Porto Rico x Argentina
22h45 - República Dominicana x Brasil

- 3ª rodada - Segunda-feira (23 de setembro)
15h00 - Venezuela x Cuba
17h15 - Chile x Canadá
19h30 - Argentina x República Dominicana
21h45 - México x Porto Rico

- 4ª rodada - Terça-feira (24 de setembro)
15h00 - Jamaica x Chile
17h15 - Canadá x Venezuela
19h30 - Brasil x Argentina
21h45 - República Dominica x México

- 5ª rodada - Quarta-feira (25 de setembro)
15h00 - Venezuela x Jamaica
17h15 - Cuba x Canadá
19h30 - Porto Rico x República Dominicana
21h45 - México x Brasil


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp