04/09/2013 às 17h31min - Atualizada em 04/09/2013 às 17h31min

Evento na UFSCar aborda o tratamento a usuários de álcool e outras drogas

Seminário ocorre no dia 13 de setembro com a presença de profissionais e professores que atuam na área de saúde mental

No dia 13 de setembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o "3º Seminário Ãlcool e outras drogas: A implementação das Intervenções Breves na Rede de Saúde  de São Carlos", realizado pelo Departamento de Enfermagem (DEnf), com parceria da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e a Prefeitura Municipal de São Carlos. O evento é aberto a todos os interessados e direcionado a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e usuários da área de saúde.

O Seminário é coordenado pela professora Sônia Zerbetto, do DEnf, e conta com a presença de profissionais e professores que atuam na área de saúde mental. O foco do evento é a implementação de intervenções breves, que constituem ações de curta duração, com o objetivo de motivar um indivíduo a decidir-se pela redução ou abstinência no consumo de álcool e outras drogas.

Os debates contam com a presença da professora Eroy Aparecida da Silva. do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Pâmela Migliorini, assistente social do Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). As convidadas apresentarão a implementação e a capacitação profissional de estratégias de intervenção breve na rede de atenção primária à saúde.

Também está prevista uma roda de conversa com profissionais das unidades da saúde da família (USF) que debatem e trocam experiências acerca da implementação das intervenções breves. A palestra "Implementação das  Estratégias de Diagnóstico e Intervenções Breves (EDIB) pelos trabalhadores de saúde: dificuldade e superações", ministrada pela professora da UFSCar, Sonia Zerbetto, encerra o evento.

O Seminário tem início às 9 horas no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus são Carlos da UFSCar. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp