22/04/2013 às 21h48min - Atualizada em 22/04/2013 às 21h48min

Mais de 600 pessoas passaram pelo Agita São Carlos

A Praça do Mercado Municipal recebeu neste último sábado (20), o Agita São Carlos, Cidade Ativa - Cidade Saudável. O objetivo do evento foi promover a vida saudável através de atividades físicas.

Foram montadas tendas na praça onde as pessoas puderam trocar informações com universitários do curso de Fisioterapia, de grupos técnicos de atividades físicas, agentes comunitários de saúde, enfermeiras e nutricionistas.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Atividade Física  do Ares Redenção, fisioterapeuta Andréa Lacerda, a ideia foi incentivar e esclarecer dúvidas sobre a importância dos hábitos saudáveis. Ela conta que a maioria das pessoas, por exemplo, tem algum problema de pressão e não faz atividade física ou por falta de tempo ou conhecimento. "As pessoas puderam buscar informações e tirar as suas dúvidas. Muitas delas apenas se preocuparam em conferir o peso e medir a pressão, porém podemos aproveitar a atenção dessas pessoas para outros tipos de problemas de saúde", relata a coordenadora.

No evento também foram abordados o controle de doenças crônicas (hipertensão/ diabetes), prevenção e tratamento da obesidade, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e aferição da pressão arterial, além da divulgação das atividades físicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF). "Seja caminhada, ioga, alongamento, grupos de coluna, condicionamento, o foco é levar a prática da atividade física. O nosso objetivo principal é que as pessoas que passaram pelo Agita São Carlos comecem a fazer atividades físicas diariamente e procurem as unidades de saúde, mantendo hábitos mais saudáveis", destaca Andréa Lacerda.

O evento é promovido pelo Grupo Técnico de Atividade Física do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo divulgar as atividades oferecidas pela Prefeitura de São Carlos no contexto de promoção da saúde, prevenção e no tratamento auxiliar de doenças crônicas, assim como estimular a população a ser mais ativa fisicamente.

Em parceria com o Agita São Paulo, a ação estimula e divulga os benefícios da prática de atividade física em todo o estado e em várias regiões do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp