02/04/2013 às 19h47min - Atualizada em 02/04/2013 às 19h47min

Prédio do Paço Municipal e Rotatória do Cristo com iluminação azul em comemoração ao Dia Mundial do Autismo

O Paço Municipal e a Rotatória do Cristo ficaram, nesta terça-feira (2), iluminados de azul em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O azul é a cor símbolo do autismo, já que a síndrome é mais comum entre o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina. São Carlos faz parte da rede mundial de cidades que apóiam o movimento, após a Câmara aprovar lei incluindo esse dia no calendário de eventos oficiais do município.

No sábado (30), o grupo A+São Carlos (Grupo de Apoio de Pais de Autistas) realizou no SESC, com o apoio da Prefeitura, palestra e vivência com o educador físico do Rio de Janeiro, Rodrigo Brivio. O prefeito Paulo Altomani, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, pelo secretário de Governo, Júlio Soldado e pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, participou do evento, no qual o professor apresentou o trabalho que desenvolve ensinando ginástica artística para autistas. Na ocasião, o prefeito ressaltou a necessidade em apoiar e dar oportunidades para o desenvolvimento dessas crianças.

O objetivo principal do Dia Mundial do Autismo é ajudar as famílias que ainda não têm diagnóstico preciso, já que quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances da criança se desenvolver. Também visa chamar a atenção do poder público para que sejam implantadas mais políticas de acompanhamento, inclusão e esclarecimento sobre o tema.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, para que a Síndrome do Autismo tenha mais atenção por parte da sociedade. O transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo) atinge milhões de crianças em todo o mundo. No Brasil estima-se que sejam 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

Para marcar a data, vários eventos acontecem em todo o mundo e dezenas de prédios públicos são iluminados de azul, como forma de reflexão sobre esta complexa síndrome e a necessidade de se ampliar os direitos dos autistas e seus familiares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp