26/03/2013 às 10h33min - Atualizada em 26/03/2013 às 10h33min

Câmara sedia abertura do Projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”

Começa nesta terça-feira (26) às 9h, na Câmara Municipal de São Carlos, o terceiro ano do projeto "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola", realizado em parceria pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e pelo Poder Judiciário.

Estudantes com idades entre nove e onze anos participarão do projeto, que tem como objetivo a aproximação entre as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como o desenvolvimento da cidadania a partir do aprendizado da importância dos direitos e deveres de cada um na comunidade, da importância da ética e da responsabilidade social.

Para o desenvolvimento do projeto é utilizada a "Cartilha da Justiça", material didático que explica, em linguagem simples e em quadrinhos as funções do Poder Judiciário e das instituições a ele relacionadas: Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícias Civil e Militar.

Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Advogados, Policiais Civis e Militares visitarão as escolas semanalmente, aprofundando o conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos e as funções de cada uma das instituições, dialogando com as crianças e permitindo-lhes o conhecimento das atividades de cada um e sua relação com a cidadania.

No ano passado o projeto foi levado a aproximadamente três mil e seiscentas crianças e teve, como resultado, a publicação do livro "A Escola e a Justiça: trilhando parcerias – Ano II", editado pela Diretoria Regional de Ensino e lançado em novembro, no salão do júri do fórum de São Carlos.

A obra revelou o resultado desse trabalho e o olhar da criança sobre a Justiça e a Cidadania, expresso em redações e desenhos que incentivaram a retomada do projeto em 2013, com a expectativa de que, ao final deste ano, outra importante obra venha a enriquecer e estimular a formação da cidadania, a partir da Escola e com reflexo para toda a sociedade.

Em 2013 o projeto também chegará a três mil e seiscentas crianças.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp