16/03/2013 às 12h20min - Atualizada em 16/03/2013 às 12h20min

UFSCar oferece exames cardiovasculares e na musculatura do períneo

Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa o comportamento do sistema cardiovascular durante a realização de exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo. O estudo é desenvolvido pela aluna de doutorado Soraia Jürgensen e a mestranda Alana Bastos, sob orientação da docente Patricia Driusso, professora do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.

Os exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo são muito importantes para prevenção e tratamento da incontinência urinária, que é o escape de urina que geralmente ocorre quando a mulher tosse, espirra ou realiza algum esforço físico ou sente uma vontade urgente de urinar.

Os estudos realizados no PPGFt avaliam o comportamento do sistema cardiovascular, por meio de eletrocardiograma e cardiofrequencímetro, principalmente durante a realização dos exercícios de contração desta musculatura. Para a realização da pesquisa, podem participar mulheres, com mais de 40 anos, que tenham ou não incontinência urinária, que estejam dentro do peso, com índice de massa corpórea (IMC) inferior a 30kg/m², que não tenham doenças cardiovasculares e nem prolapso urogenital, conhecido como bexiga caída.

Para as pesquisas, serão selecionadas 80 mulheres que serão submetidas a avaliação da capacidade de exercício por meio do teste de esforço cardiopulmonar adequadamente monitorado, eletrocardiograma completo durante o estado de repouso e durante sessões de exercícios, avaliação da composição corporal, exame ginecológico e avaliação da força da musculatura do períneo.

Interessadas podem entrar em contato com as pesquisadoras pelos telefones (16) 3351-9577 ou pelo [email protected].

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp