11/03/2013 às 20h25min - Atualizada em 11/03/2013 às 20h25min

Unidade da Volkswagen em São Carlos inaugura Centro de Treinamento para montagem de motores

Alinhado ao padrão global de qualificação profissional do Grupo Volkswagen,  a unidade da Volkswagen em São Carlos inaugura seu Centro de Treinamento, composto pelos treinamentos denominados "Fundamental Skills" - Habilidades Fundamentais de Montagem do Motor, e Lean Center, que visam reforçar aos empregados hábitos básicos de qualidade, segurança e ergonomia de forma a aprimorar a qualidade do produto e otimizar o processo produtivo.

Realizado durante três dias, o "Fundamental Skills" trabalha com turmas com até seis empregados e inclui exercícios de aquecimento com ambidestria e coordenação motora, para que os profissionais desenvolvam agilidade na realização das atividades diárias.

O "Fundamental Skills" é composto por três etapas. A primeira é constituída por Bancadas Básicas,  formada por seis módulos, onde os empregados reforçam habilidades como aparafusamento, conexões elétricas, vedações e montagem de componentes do motor de forma individualizada. Todos os empregados da unidade irão realizar o treinamento.

A segunda é composta por Bancadas Elementares, nas quais os empregados simulam operações de montagem combinadas em três planos dimensionais (lateral, superior e frontal) com destaque para coordenação motora e ergonomia. A última etapa é a Bancada de Processo, que aborda o passo a passo para a elaçboração e compreensão de uma folha de instrução, presente em cada posto de trabalho com orientações sobre a operação a ser realizada para o empregado.

Ao final de cada etapa, o colaborador é avaliado e monitorado com metas de tempo, qualidade e segurança.

"Com o Centro de Treinamento reforçamos nosso compromisso de promover a qualificação contínua dos nossos colaboradores alinhada ao padrão do Grupo Volkswagen e com o que há de mais moderno nesse segmento", disse Andreas Hemmann, diretor da unidade de são Carlos.

Em uma próxima fase, irá contar também com o treinamento de Habilidades Fundamentais de Usinagem, processo responsável pela transformação da peça bruta de ferro fundido em bloco de motor com as condições ideais para as demais etapas de montagem.

Lean Center

Diferentemente da especificidade do "Fundamental Skills", o Lean Center é um treinamento mais geral, com foco no Sistema de Produção Volkswagen (SPVW). A partir da montagem de pequenos caminhões, o curso ilustra, de maneira prática e clara, princípios da manufatura enxuta, mostrando a evolução de uma linha de montagem com as otimizações de processo. Para a criação do Centro de Treinamento em São Carlos, o trainee de Engenharia de Processos e Industrial, Alan Leite, realizou curso intensivo na fábrica de motores de Chemnitz, na Alemanha. Além disso, uma equipe alemã treinou instrutores em São Carlos.

Os treinamentos visam a padronização de cada atividade que integra o processo de montagem dos motores, assegurando a qualidade do produto e a melhor eficiência em termos de organização, produtividade, segurança e ergonomia. Os módulos são completos e garantem o aprendizado de forma sequencial e detalhada.

Concept Engine

Dentre os diversos treinamentos que realiza, está o Concept Engine, "Motor Conceito", realizado desde 2009 e que promove a capacitação dos colaboradores por meio da reprodução da linha de produção. A fábrica Carlos é pioneira em desenvolver uma linha de produção de motores com protótipos 50% menores que os originais.

No treinamento, o colaborador tem a oportunidade de vivenciar como é o dia a dia na produção de motores, passando pelas etapas de produção. São aplicados os principais conceitos da empresa como comunicação, padronização do trabalho e organização do posto, eficiência no abastecimento de materiais, combate ao desperdício, avaliação da qualidade e processos de melhorias contínuas ligados ao sistema da Volkswagen.

Volkswagen do Brasil em São Carlos

A fábrica de São Carlos é responsável pela produção de uma média de 77 mil motores por mês em  48 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Novo Gol, Fox, Novo Voyage, CrossFox SpaceFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf.

A unidade trabalha atualmente em onze linhas de usinagem/montagem de alto nível tecnológico, contendo 18 robôs e 77 estações automáticas, que assegura a produção de motores com alto nível de eficiência, qualidade e desempenho.

Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina que são montados nos veículos para exportação e também são exportados motores parciais para a Argentina.

Em 2012, a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos atingiu o volume recorde de 909.737 motores produzidos, um aumento de 3,4% em relação a 2011, quando foram produzidos  879.708 unidades. Desde o início de suas atividades em 1996 já foram produzidos mais de 7,5 milhões de motores.

Ao longo desses 16 anos, teve sua área construída ampliada em 115,4%, para os 47.400 m² atuais, e grandes conquistas como a produção do primeiro motor 1.0 turbo do Brasil, em 1999 e o lançamento do primeiro motor TotalFlex em 2007. Com investimentos de R$ 335 milhões a unidade de São Carlos terá novo prédio produtivo, já em fase de testes de equipamentos e com inauguração prevista ainda para 2013, o que irá aumentar a  área total construída  para 77.200 m².


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp