07/03/2013 às 23h20min - Atualizada em 07/03/2013 às 23h20min

Vice-prefeito recebe representantes do Programa Brasil Próximo

O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, recebeu nesta quinta-feira (7), no Paço Municipal, a missão italiana que faz parte do Programa Brasil Próximo "Cinco Regiões Italianas pelo Desenvolvimento Sustentável no Brasil".

O Programa Brasil Próximo tem como objetivo o desenvolvimento regional, através da busca de ferramentas que beneficiem as micro e pequenas empresas com base na experiência italiana. Iniciado em 2004, o programa prioriza o intercâmbio de missões técnicas entre brasileiros e italianos da região da UMBRIA (território que integra várias cidades, como por exemplo, Perugia) e a nossa região denominada pelo programa como "centro paulista" e composta por oito cidades: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Jaú e Gavião Peixoto. Além das prefeituras participantes, as universidades e instituições não governamentais participam.

A professora Helena Carvalho de Lourenço, vice-coordenadora do programa de mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente da UNIARA e que participa do Programa Brasil Próximo desde 2004, explicou para o vice-prefeito que a ação do programa não é inédita, mas sim uma metodologia nova de trabalho com os municípios. "O nosso foco são micro e pequenos empreendimentos e, em São Carlos, nós já fizemos um trabalho estatístico, um diagnóstico de desenvolvimento do município e agora nós pretendemos realizar uma ação mais pontuada em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acisc). Para isso um bolsista nosso vai atender uma vez por semana, na sede da Associação, pequenos empreendedores que tenham problemas técnicos de baixa complexidade nas suas empresas", disse Helena Carvalho de Lourenço.

A professora também reforçou que nesta sexta-feira (8), a partir das 10h, na Prefeitura de Araraquara, todos os municípios que fazem parte da região centro paulista estarão reunidos para assinatura de um termo de cooperação internacional para a renovação da parceria entre a Sviluppumbria, agência de desenvolvimento da Itália, e as prefeituras locais.

Cláudio Di Salvo garantiu que a Prefeitura de São Carlos tem interesse em continuar a parceria e que o representante do município para o desenvolvimento dos trabalhos junto ao Programa Brasil Próximo é o secretário José Galizia Tundisi. "Acho que é importante essa troca de experiência entre os municípios para a resolução de problemas regionais, além também da experiência das cidades italianas que podem ser trazidas para a nossa região. O prefeito Paulo Altomani também já está propondo essa parceria entre os municípios da região central por meio da APREC (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo), com a criação de um aterro regional para resíduos sólidos", garantiu Di Salvo.

Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, disse que a intenção da atual administração é expandir essa integração Itália-Brasil especialmente voltada para o projeto de desenvolvimento econômico. "Agora precisamos desenvolver os projetos e para isso vamos fazer uma agenda de discussão e promoção de novas oportunidades de negócios e financiamento desses projetos".

O secretário disse, ainda, que já está trabalhando no sentido formatar um projeto junto ao Ministério da Pesca de cadeia produtiva de pescado para São Carlos. "A ideia é desenvolver essa cadeia produtiva de pescado promovendo mais uma área de desenvolvimento econômico no município. Agora vamos colocar também esse trabalho na pauta do Brasil Próximo", finaliza José Galizia Tundisi.

Também participaram da reunião o coordenador regional do Programa Brasil Próximo, Newton Cainelli, o secretário-adjunto, Marcos Martinelli, o representante da agência de desenvolvimento da Itália (Sviluppumbria), Giuseppe Barberi, o assessor de projetos especiais da Prefeitura de São Carlos, Alfredo Colenci Júnior e bolsistas do programa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp