24/01/2013 às 13h10min - Atualizada em 24/01/2013 às 13h10min

GM abre sindicância e afasta membro que se envolveu em confusão com skatistas no Bicão

O comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (24) para informar os procedimentos que o município tomará quanto ao guarda municipal que se envolveu em uma discussão com skatistas no Parque do Bicão. O vídeo foi postado no Youtube na última quarta-feira (23).

As imagens[clique aqui para ver o vídeo] mostram um guarda municipal discutindo com um grupo de adolescentes. Em certo momento, o integrante da corporação agride um dos jovens e espalha gás pimenta para conter o rapaz.

"Não temos a data do fato, só a data da inserção do vídeo. A sindicância vai apurar a conduta do guarda e, inclusive, se houve a edição do vídeo", declarou em entrevista ao programa Carlinhos Lima, da Clube AM.

Segundo Negretto, o guarda municipal foi afastado das funções externas e a sindicância vai apurar se o funcionário público agiu corretamente. "Vamos apurar as verdades dos fatos. Não podemos fazer pré-julgamento sem o direito de defesa do guarda", explicou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o integrante da GM se expôs ao tentar a abordagem sozinho, o que poderia colocar a vida dele em risco. "Deveria pedir apoio a outros guardas", salientou.

Sobre abordagens realizadas pela Guarda Municipal, Negretto confirmou que podem ser realizadas, entretanto o gás pimenta foi usado de forma inadequada pelo agente em questão.

Outro ponto polêmico focalizado por Negretto foi o armamento da GM. Segundo ele, essa é uma "questão política de decisão do prefeito Paulo Altomani". "Todas as pessoas que vão utilizar uma arma de fogo precisam de preperação e se a decisão for essa [de armar a guarda] vamos prepará-los através de cursos", concluiu.

A sindicância para apurar a conduta do guarda deve ser concluída em 30 dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp