27/11/2012 às 10h10min - Atualizada em 27/11/2012 às 10h10min

Ciesp traz palestras sobre inovação para competitividade

Sócio fundador da Ourofino Agronegócio e Diretor da Volkswagen do Brasil mostram, em São Carlos, as experiências na implantação de projetos inovadores

As soluções em inovação como caminho para a competitividade da indústria é o tema do workshop que a regional de São Carlos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realiza na próxima quinta-feira (29), a partir das 19 horas, na sede da instituição.

O evento traz as palestras do diretor-presidente da Ourofino Agronegócio, Dolivar Coraucci Neto, que falará sobre a experiência de uma empresa nacional inovadora. A reunião, contará também com a palestra do diretor da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos, que abordará o mesmo tema pela ótica de uma empresa transnacional no País.

Na avaliação do diretor regional, Ubiraci Moreno Pires Corrêa, a proposta das palestras e suscitar no empresariado o investimento em inovação. "O empresário que não trilhar o caminho da pesquisa para inovar sua linha de produção corre o risco de perder oportunidades que são cruciais para a manutenção do negócio".

Para o diretor adjunto de tecnologia do Ciesp, Antônio Valério Netto, um dos antigos desafios da regional de São Carlos é montar na cidade um curso de curta duração de formação de agentes coordenadores de inovação para as empresas associadas. "Essa proposta está sendo iniciada com este workshop. É um primeiro passo até concluirmos um projeto de maior vulto reunindo parte do empresariado da regional", explicou.

A ideia é apresentar ao empresário da pequena e média empresa o processo de inovação e como ele pode captar as linhas de financiamento do governo, como criar uma rede de colaboradores no desenvolvimento dos projetos, além de mostrar como o Supply Chain & Logística funciona para deixar o projeto mais enxuto economicamente.

"É importante que o empresário compreenda inovação dentro da própria empresa. O workshop vem com a intenção de iniciar a formação desse profissional dentro das indústrias", ressaltou Valério.

No comando da mesa redonda, que acontecerá após as duas palestras dos empresários, estará o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, de Ribeirão Preto, Sérgio Takahashi. Além de mediar o debate, ele irá comentar como funciona o MBA (Master in Business Administration - que em português se traduz para Mestre em Administração de Negócios) de inovação dentro da universidade.

O workshop Soluções em Inovação passa a ser o primeiro passo na tentativa de montar turmas de MBA em Inovação dentro do Ciesp para facilitar o acesso do empresariado local para que não tenha que se deslocar até Ribeirão Preto. "Inicia-se assim um projeto de qualificação e inclusão de mão de obra especializada em inovação nas empresas da regional do Ciesp", disse Valério.

Mesmo direcionado aos associados do Ciesp, o evento é aberto ao público, contudo as vagas são limitadas. Necessita de inscrição prévia junto à regional da entidade.

Serviço

Ciesp São Carlos – Rua Cel. Augusto de Oliveira Salles, 1515 – Vila Isabel – (16) 3368 1037 – Email: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp