23/11/2012 às 19h34min - Atualizada em 23/11/2012 às 19h34min

Prefeitura se sensibiliza com a causa dos índios Guarani-Kaiowá

O prefeito Oswaldo Barba e o secretário de Governo, Marcos Martinelli, receberam, na tarde desta sexta-feira (23), estudantes e índios da etnia Guarani-Kaiowá, que lutam pela demarcação definitiva de seus territórios, no Mato Grosso do Sul. Veja abaixo o documento entregue pelo grupo ao prefeito.

O grupo, composto por aproximadamente 50 pessoas, realizou uma pequena manifestação em frente ao Paço Municipal. Os manifestantes expressaram a sua preocupação quando a não demarcação das terras. A Funai (Fundação Nacional do Índio) encabeça um processo desde 2008 no intuito de regularizar o território.

De acordo com os representantes, em setembro passado, 170 índios Guarani-Kaiowá foram intimidados a deixar o território que ocupavam, de 2 hectares, no sul do Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que os indígenas permanecessem no local até que seja finalizado um estudo antropológico da Funai.

Em São Carlos, o vereador Ronaldo Lopes (PT) apresentou uma moção manifestando apoio à causa indígena. Para o prefeito Oswaldo Barba, a demarcação territorial definitiva é uma causa urgente, que representa a preservação da cultura e da história do Brasil. "Sou solidário à causa, principalmente porque, como reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), defendi e contribuí para a implantação das ações afirmativas, que possibilitaram a inclusão dos índios na universidade", disse o prefeito Barba, que providenciará o envio de uma moção de apoio ao movimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp