08/11/2012 às 19h17min - Atualizada em 08/11/2012 às 19h17min

Pacientes comemoram a volta da visão após mutirão de catarata na Santa Casa

Foi mais uma final de semana de esperança para muita gente que passou pelo ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos. Mais de 200 pacientes, número recorde,  foram submetidos à cirurgia de catarata pelas mãos dos oftalmologistas Dr. Celso Davi Lopes e Dr. José de Melo Rosatele nesses dois dias.

Outro médico da equipe e um dos coordenadores do ambulatório Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias, ficou com a missão de orientar e examinar todos os pacientes no pós-operatório com as indicações corretas dos medicamentos (colírios) e recomendações importantes para evitar problemas.

Esse ano, os mutirões de cirurgias de catarata organizada pelo Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos já ultrapassa a marca de 800 pacientes operados. Muitos deles, com perda da visão há anos, e que agora graças a esse procedimento e pela dedicação da equipe médica do ambulatório, conseguem recuperar sua auto-estima e a benção de voltar a enxergar.

Na sala de espera para serem examinados após a cirurgia, os depoimentos das pessoas eram de alívio e de muita alegria pela recuperação da visão. Foi o caso do cozinheiro Marcus Aparecido Marcelo de 47 anos que há 2 anos sofria com o olho embaçado e não sabia o que podia ser. Descobriu a doença e tentou por duas vezes a cirurgia sem sucesso.

Porém, ao saber da campanha de mutirão do ambulatório conseguiu agendar sua cirurgia: "meu olho direito foi ficando com a visão esquisita turva, embaçada e agora que consegui fazer a cirurgia posso trabalhar como antes, já que minha profissão requer muito dessa benção de enxergar normalmente;" falou Marcus muito emocionado.

Não diferente e com a mesma sensação estava o aposentado Sr. Moacir Drappé. Ele diagnosticou o problema há 3 meses e no ambulatório realizou a cirurgia rapidamente; "eu não esperava resolver meu problema tão rápido; procurei pelo atendimento com as enfermeiras sempre atenciosas e agendei minha cirurgia e hoje sou grato a todos do ambulatório.

A dona de casa Kelly Yoko de 43 anos operou o olho direito e ficou entusiasmada com a recuperação da sua visão em tão pouco tempo; " posso afirmar agora que estou melhor e pronta para voltar a fazer minhas atividades do dia a dia como fazia antes da doença; esse mutirão é uma esperança para todos nós e só tenho palavras de agradecimento aos médicos;" disse.     

Mais uma das pacientes mais emocionadas e felizes pelo resultado da cirurgia era dona Alexandrina Barbosa de 72 anos. Ela não enxergava há 20 anos e peregrinou por atendimentos aqui e em outras localidades como Ribeirão Preto e seu problema persistia;" uma das vistas começou a ficar ruim e depois a outra; andei para lá e para cá em busca de ajuda e foi aqui graças a essa equipe médica que eu consegui voltar a ver o mundo outra vez e a beleza da vida;" descreveu Dona Alexandrina.

Ela estava acompanhada da filha Ivonete que chorou ao ver a mãe com sua vida normal de volta. São esses casos e muitos outros que indicam que os mutirões de cirurgias de catarata estão no caminho certo, assim como uma equipe médica comprometida com o bem estar do cidadão.

O ambulatório de Oftalmologia conta hoje com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes. Está totalmente equipado para oferecer atendimento à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS. Além de cirurgias de catarata, são feitos exames e cirurgias de retina e glaucoma.

Serviço

Ambulatório de Oftalmologia

Onde: Santa Casa de São Carlos

Horário: 7 às 16 horas

Telefone para orientações gerais: (16) 3509-1194


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp