08/10/2012 às 16h32min - Atualizada em 08/10/2012 às 16h32min

Casa do Caminho inaugura Sala Multimídia

Amanhã (9), às 15h, será realizada a solenidade de inauguração da Sala Multimídia da Casa do Caminho Instituição Espírita Cristã, reestruturada com apoio do Rotary Club São Carlos Pinhal (RCSCP). A sala tem como objetivo proporcionar às crianças atendidas pela Creche Meimei o primeiro contato com recursos computacionais, bem como o oferecimento de cursos à população.

A sala foi implantada em 2009, com computadores e móveis usados, doados por colaboradores. No entanto, após dois anos, os equipamentos se tornaram obsoletos, dificultando a continuidade das atividades. "Conhecendo os trabalhos assistenciais realizados pelos rotarianos, apresentamos o projeto ao grupo que, após visitas à instituição e análise da proposta, nos concederam o financiamento para a reforma da sala", conta o presidente da Casa do Caminho, Roque Rodrigues.

Fundado em 1979, o RCSCP é o segundo mais antigo Rotary de São Carlos e tem uma vasta lista de serviços prestados à comunidade são-carlense. Entre os projetos financiados, destacam-se o Centro Comunitário, no bairro Antenor Garcia, a quadra poliesportiva da Igreja Madre Cabrini, o laboratório de informática no Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro Dr Marino da Costa Terra e no Nosso Lar.

O presidente do RCSCP, João Alberto Cruvinel Moura explica que o grupo é uma instituição apolítica e não religiosa, que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas atividades, para prestar serviços humanitários à sociedade. "Os rotarianos compartilham o desejo de ajudar as comunidades carentes e promover o entendimento entre os povos. Ser rotariano é um estado de espírito e faz bem à consciência", aponta Cruvinel.

Nova estrutura.

Com os recursos doados, no valor de R$ 35.000, foi possível a reforma completa da sala, a aquisição de 13 computadores de ultima geração, novos móveis, material para estrutura elétrica e rede de dados, ar condicionado, uma filmadora, caixa amplificada e uma Smart TV.

O voluntário Rodrigo Henrique Cabrera explica que, com essa nova estrutura, será possível a utilização da sala também para o projeto de Produção Audiovisual, já oferecido pela Casa do Caminho, e, futuramente, a implementação de novas iniciativas. "Com esses recursos será possível estabelecermos parcerias com as Universidades, para o oferecimento conjunto de cursos e oficinas para a população", diz Cabrera.

Na creche Meimei, as atividades desenvolvidas buscam propiciar um contato maior das crianças atendidas com recursos computacionais que, a longo prazo, serão revertidos em benefícios na vida escolar  e futuramente, em sua integração ao mercado de trabalho e à comunidade a que pertencem. "Dentre os benefícios do uso do computador na educação das crianças está o desenvolvimento de habilidades conceituais (abstração), verbais (escrita) e lógico-matemáticas, bem como da memória de longo prazo, destreza manual, linguagem não verbal e resolução de problemas", justifica a coordenadora pedagoga da Creche, Nádia Tibberti.

Em relação aos investimentos em projetos que visem à inclusão digital, Cruvinel explica que os rotarianos entendem que a informática é ferramenta essencial à educação e, quanto antes ocorrer o contato do jovem com o computador, maior a chance de sucesso pessoal e profissional. "Esse foi o motivo que levou o RCSC Pinhal a implantar três laboratórios de informática em instituições que cuidam de jovens carentes na cidade de São Carlos", finaliza o presidente do Rotary.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp