04/10/2012 às 19h26min - Atualizada em 04/10/2012 às 19h26min

Saiba como os vereadores são eleitos pelo quociente eleitoral

No próximo domingo (7) mais de 31 milhões de eleitores do estado de São Paulo vão comparecer às urnas para escolher 645 prefeitos e 6943 vereadores que vão representar as cidades paulistas nas Câmaras Municipais. 

Para que um prefeito seja eleito é necessário que o candidato tenha a maioria dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos). Já nos municípios com mais de 200 mil eleitores, é preciso que o concorrente consiga a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais de 50% nas urnas. Caso esse percentual não seja atingido, os dois candidatos mais bem colocados vão para o segundo turno. Na segunda etapa, quem obtiver a maioria simples de votos é eleito chefe do Executivo Municipal. 

Já os vereadores não são eleitos da mesma forma que os prefeitos. Para conquistar uma cadeira no Legislativo Municipal não basta ser o mais votado, é preciso que o partido ou coligação atinjam o chamado quociente eleitoral. Saiba como esse cálculo é feito neste vídeo.


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp