04/10/2012 às 11h26min - Atualizada em 04/10/2012 às 11h26min

Cotrim debate na Santa Casa e no Sindspam

Eduardo Cotrim (PMDB) esteve nesta  segunda-feira (01) apresentando ao corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia  seu plano de governo e especificamente sua proposta para a resolução do grave  problema  financeiro pelo qual a entidade passa. Em média, o déficit mensal chega a R$ 800.000,00.

"São Carlos fez o convênio SUS e aqui a gestão da saúde  é plena . Ela  é gerida pela prefeitura. O chefe da saúde é o prefeito. Quer envolva  Santa Casa ou o hospital-escola. A Santa Casa tem 200 leitos. O Hospital escola 24. Como a prefeitura tem tratado cada um?" diz Cotrim. O candidato expôs como vai resolver o problema:

-Esse déficit ocorre de duas formas: 1) O SUS paga por uma tabela.  Acontece em determinados procedimentos de a Santa Casa gastar mais do que a tabela do SUS paga. Não se pode reajustar a tabela do SUS que é do Ministério da Saúde. Mas é permitido pela lei que dentro do próprio contrato se tenha um termo aditivo chamado de "Reequilíbrio Econômico Financeiro". Assim reembolsa-se  a Santa Casa pelos gastos que a tabela do SUS não cobriu. Segundo o próprio pessoal da Santa Casa essa diferença é de R$ 400.000,00  por mês.

2) A outra parcela do prejuízo mensal da Santa Casa deve-se o contrato com o SUS prevê um número máximo  de procedimentos. Sabemos que a Santa Casa faz um esforço enorme para atender todos que a procuram. O número excede o do contrato e aí o SUS não paga. Nesse caso cabe à prefeitura fazer uma subvenção através de convênio chamado "extra-teto".

Cotrim também mostrou sua proposta para resolver o problema da fila das cirurgias eletivas. Ontem (02) o candidato esteve na sede do Sindspam – Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos – debatendo por mais de duas horas com seus diretores e respondendo às perguntas referentes às reivindicações da categoria. O plano de governo e material de campanha do candidato podem ser acessados via Internet no site: http://www.eduardocotrim15.com.br/.


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp