01/06/2011 às 15h13min - Atualizada em 01/06/2011 às 15h13min

Evento em São Carlos aborda o quadro de tuberculose na cidade e região

No dia 9 de junho, o Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar promove o evento "A Tuberculose no interior do Estado de São Paulo: o conhecimento científico e a organização do cuidado", sob coordenação das docentes Rosely Moralez de Figueiredo e Simone Terezinha Protti, do DEnf.


O evento aborda o tratamento e a situação da doença no Brasil, em especial no interior paulista, e conta com a participação de professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), alunos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar e participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Vigilância em Saúde da UFSCar e da Secretaria Municipal da Saúde de São Carlos.


Como explica a professora Rosely Moralez, a situação da tuberculose no Brasil é delicada, já que os maiores estudos são realizados nos grandes centros onde há um acúmulo maior de pessoas infectadas e, com isso, as informações sobre a situação da doença em cidades menores são menos conhecidas.


"São Carlos possui características próprias onde o modelo de atenção é centralizado e passa por discussões sobre formas de possível descentralização de algumas das ações de controle da doença", analisa a docente.Embora a tuberculose atinja um terço da população mundial, sendo que a maioria delas é proveniente de países asiáticos, africanos e sul-americanos, os tratamentos não evoluem.


"A tuberculose é uma doença negligenciada e exige medidas urgentes para maior efetividade das ações de controle, uma vez que se trata de um grande problema de saúde pública mundial. Recurso financeiro e de pessoal, políticas bem direcionadas e investimento em formação e capacitação dos profissionais são muito bem-vindas", aponta Rosely Moralez.


Na UFSCar são desenvolvidos projetos de extensão universitária e pesquisas que contribuem para a disseminação de informações no Município. Além disso, há o Projeto do PET Vigilância em Saúde, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e trabalha especificamente com a questão da tuberculose no Município.


O evento é direcionado a alunos, professores e profissionais que atuam na área de Saúde e pesquisa e terá início às 14 horas no Auditório do Departamento de Enfermagem, localizado na área Norte do campus São Carlos. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp