O presidente do Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal - CEPAM, Lobbe Neto, representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na abertura oficial da Virada Cultural Paulista em São Carlos. Realizado em 23 cidades, esse é o quinto ano consecutivo do evento, e o segundo ano na cidade de São Carlos.
A abertura ocorreu no último sábado (14) às 18h no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” e foi encerrado no domingo (15) também às 18h. Lobbe também esteve prestigiando as atrações que ocorreram na Praça Cel. Salles.
Como nas edições anteriores, grandes nomes da cena nacional e artistas internacionais marcaram presença na programação, que reuniu mais de mil atrações nas cidades participantes. Durante a abertura do evento, Lobbe, que estava acompanhado da coordenadora Cultural da Prefeitura, Tânia Olivieri, ressaltou a importância de São Carlos estar recebendo pela segunda vez consecutiva o evento cultural e relembrou da época em que, como deputado federal, conseguiu incluir a cidade na lista de municípios que receberia o mega evento.
“Como membro do governo Alckmin é uma alegria poder representar o nosso governador numa solenidade que traz cultura, lazer e entretenimento ao povo da minha querida São Carlos. Hoje é uma data especial, já que foi graças ao nosso trabalho como deputado que conseguimos junto ao então governador Serra a inclusão do nosso município no rol de cidades que recebem horas de cultura de qualidade”, afirmou o representante de Geraldo Alckmin.
As cidades que receberam o evento no ano de 2011 foram: Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos.
Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Em 2010 mais de 1,5 milhões de pessoas participaram do evento em 29 cidades, que contaram, ao todo, com mais de 700 espetáculos.