A vereadora Laíde Simões (PMDB) divulgou na sessão da Câmara nesta terça-feira (10) o resultado do trabalho das entidades de proteção aos animais UIPA, seção de São Carlos, e Arca de São Francisco no primeiro quadrimestre de 2011.
Segundo ela, de janeiro até o final de abril foram esterilizados 684 animais – o que corresponde a um controle reprodutivo eficiente – recolhidos pelas entidades 380 animais (gatos e cachorros) -, tanto filhotes como adultos, tendo sido doados no período 211 animais.
Segundo Laíde, as entidades unidas fazem um trabalho eficiente, com resultado positivo na defesa dos direitos e preservação da vida de animais domésticos. O trabalho é de grande utilidade pública, tendo em vista o recolhimento de animais indesejados pelas pessoas.
Por iniciativa da vereadora, o município de São Carlos implementou leis que estabeleceram ações de governo na área de proteção aos animais, incluindo o controle populacional e a posse responsável.
As Leis Números 13.209 e 14.860 disciplinam o assunto e vem servindo de modelo para a adoção de políticas públicas em diversos municípios do Estado de São Paulo, que têm enviado delegações para conhecer o trabalho de proteção aos animais, aplicado em São Carlos.