Amanhã, dia 10 de maio, a professora Petronilha Gonçalves e Silva, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, recebe homenagem prestada pela Prefeitura Municipal de São Carlos em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por ela no campo educacional e pelo recebimento da Medalha da Ordem Nacional do Mérito.
A cerimônia acontece no Sesc São Carlos e contará com a presença da Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do MEC Anhamona Silva de Brito. As homenagens prestadas à professora Petronilha são referentes à sua atuação na educação etnicorracial e pelo recebimento da Medalha da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, entregue pela Presidente da República Dilma Roussef em cerimônia realizada, no mês de março, no Palácio do Planalto como parte das homenagens do Governo Federal às mulheres.
A Ordem Nacional do Mérito é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo brasileiro a um cidadão por suas virtudes e mérito excepcional.Após o recebimento das homenagens, Petronilha ministra a palestra "Educação Étnico-Racial: Desafios e Possibilidades", que faz parte da programação do Projeto Educação em Prosa, promovido pelo Sesc São Carlos e pela Prefeitura Municipal de São Carlos.
O evento tem início às 19 horas, no Teatro do Sesc, localizado na avenida Comendador Alfredo Maffei, 700.Políticas de Ações AfirmativasNa terça-feira, além da cerimônia em homenagem a Petronilha, a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do MEC também participa de atividades no Centro de Cultura Afro-Brasileiro Odette dos Santos.
Às 14h30 acontece o debate "A implementação da Lei 10639: a experiência em São Carlos e as ações da SEPPIR", com a presença do Procurador da República Marcos Ângelo Grimone, de pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar e de representantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra, do Conselho Municipal de Educação e das Secretarias de Educação, Cidadania e Assistência Social e Cultura.