Um bebê recém-nascido morreu na madrugada de terça-feira (3), após ser levado pela mãe viciada em crack para a casa abandonada e cheia de lixo onde vive no bairro Boa Vista, em São Carlos.
A criança nasceu na sexta-feira (29). Ela e a mãe receberam alta da maternidade da Santa Casa na segunda-feira (2) e foram para a casa. O local tem lixo espalhado por todos os lados, muita bagunça e nenhuma estrutura para receber uma criança recém-nascida.
A mãe da criança assumiu que é viciada em crack e disse que durante a gravidez não fez nenhum acompanhamento. "Quatro horas eu dei "mamá" para ele, normal. Ele "tava" com diarreia. "Das" seis eu acordei, porque eu falei: "tem que acordar pra mamar, né?" Ele não reagiu. Só que eu senti que ele "tava" respirando bem pouquinho, só que eu vi que ele "tava" morrendo", disse.
A coordenadora do Conselho Tutelar, Rose Helena Aparecida Polese, disse que só soube do nascimento da criança quando recebeu um comunicado da santa casa. O documento informa que a mulher é dependente química e pede acompanhamento, mas, quando o ele chegou, a criança já estava morta.
"A santa casa deveria ter comunicado antes da alta, que nós íamos tomar providências." Segundo o Conselho Tutelar, a pessoa que possivelmente recebeu o telefonema da maternidade está fora da cidade. Um levantamento será feito para esclarecer o caso. O atestado de óbito da criança informa que a causa da morte foi insuficiência respiratária.
Os vizinhos entregara um abaixo-assinado à prefeitura, exigindo uma solução. "Não conseguimos sucesso no sentido de retirar as pessoas de lá, até porque é um imóvel particular e a prefeitura não tem poder coercitivo. A responsabilidade é inteira do proprietário que também já foi notificado e está pagando multa por ter abandonado essa casa", explicou a secretária de de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes.(Crédito EPTV.COM)