O vereador Normando Lima (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal protocolou nesta sexta-feira (1o.), requerimento solicitando que o prefeito Oswaldo Barba (PT) informe oficialmente ao Legislativo por que os salários oferecidos pela Prefeitura Municipal aos médicos que trabalham na rede municipal de saúde "são tão baixos, comparados a outras cidades".
Normando também pergunta quais os prazos estabelecidos nos planos de melhoria salarial "porventura existentes" no Executivo e por que "nem sequer foi levada em conta a alternativa para minorar a situação, feita no último requerimento (aprovado pela Câmara), relativamente ao depósito judicial das atualizações dos valores expressamente previstas na lei".
O parlamentar aponta a "notória defasagem existente entre os vencimentos pagos aos servidores municipais da área de saúde no município em relação ao mercado em geral", fator que a seu ver "gera desinteresse dos profissionais e a conseqüente carência nas instituições públicas de saúde do município".
"A população de São Carlos têm sofrido muito com a falta de médicos nas UBS, UPA e no CEME, enfrentando filas para agendamento de consultas, e dificuldade para ser atendido por especialista", afirma Normando, lembrando o preceito segundo o qual "a saúde é dever do poder público".
Ele anexou ao requerimento uma tabela demonstrativa dos salários oferecidos aos médicos em outras cidades, onde também "os benefícios são visivelmente maiores". O vereador lamenta que "diversos requerimentos anteriores sobre esse grave problema, inclusive relacionados com o Premio Incentivo (SUS), apenas receberam respostas evasivas e genéricas não estabelecendo o plano e os prazos para solucionar o problema".