16/02/2011 às 18h54min - Atualizada em 16/02/2011 às 18h54min

Simpósio traz para o Brasil importantes pesquisadores da Física do Estado Sólido

O grafeno, um material que pode revolucionar a eletrônica e rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2010 aos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, está entre os tópicos da Física do Estado Sólido que serão discutidos na décima edição do Latin American Symposium on Solid State Physics (SLAFES).

O encontro acontece entre os dias 27 e 31 de março em Maragogi, Alagoas, e deve reunir estudantes, professores e pesquisadores latinoamericanos para discutir os recentes avanços da Física da Matéria Condensada.

Ao longo dos anos, essa linha de pesquisa tem sido o berço de descobertas fundamentais da Física, tendo a multidisciplinaridade como uma de suas características. Suas diversas ramificações vão das Ciências dos Materiais e Biofísica para áreas mais tradicionais, como metais e semicondutores.

Entre os pesquisadores internacionais que farão apresentações no Simpósio, já confirmaram presença Bernard Coqblin, da Université Paris-Sud, de Orsay, França; Carlos Balseiro, do Instituto Balseiro, Bariloche, Argentina; Ernesto Medina, do Instituto Venezolano de Investigaciones Cientificas (IVIC), de Cararas; Jorge Hirsch, da University of California (UCSD), de San Diego, EUA; Laurens Molenkamp, da University of Würzburg, Alemanha; Luis E. F. Foà Torres, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), também na Argentina ; Rafael A. Barrio, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM); e Rubén Pérez, da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha.

A equipe brasileira de palestrantes com presença já confirmada é composta por Antonio José Roque da Silva, do Laboratório Nacional de Luz Síncontron (LNLS); Constatino Tsallis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF ); Edgar Zanotto, Edson Roberto Leite e Elson Longo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Enrique Anda, da PUC do Rio de Janeiro; Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP ; Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ; Luiz Nunes de Oliveira e Osvaldo Novais de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP ; Marcelo Knobel, da Unicamp ; Marcos Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ; Renato Jardim, do Instituto de Física da USP; e Sérgio Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O comitê organizador do XX SLAFES é formado por José Carlos Egues, do IFSC/USP, que preside o evento, e por pesquisadores da UFSCar e das universidades federais do Paraná (UFPR) e Uberlândia (UFU), além das estaduais paulistas USP e Unicamp.

Os interessados em apresentar trabalhos no evento devem submeter os abstracts até o dia 18 de fevereiro pelo site do evento, em www.slafes-xx.ifsc.usp.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp