16/02/2011 às 18h45min - Atualizada em 16/02/2011 às 18h45min
Vereador Rabello é designado membro de comissão internacional de direitos humanos
O Conselho Superior da Organização Mundial dos Direitos Humanos, por meio da ordem de serviço Nº. 103, de 4 de fevereiro de 2011, oficializou a designação do vereador são-carlense José Luis Rabello (PSDB) para compor a Comissão Internacional de Direitos Humanos da instituição, para visitar, analisar, elaborar e realizar convênio visando à construção de casas populares, preferencialmente para os lesionados pela guerra civil de Angola, na África.
Rabello, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Carlos, foi escolhido em função das ações que desenvolve em prol das pessoas menos favorecidas e especialmente por seus conhecimentos e atuação na área de fitoterapia.
Segundo Brasílio Ferreira, membro da OMDH, a ONG estabelecerá um convênio com o governo angolano que será assinado no próximo dia 7 de março, para acompanhar a construção de 100 mil casas populares.
O vereador deverá viajar até aquele país, mas em seguida, no exercício da função junto à ONG, permanecerá no Brasil. O trabalho será desenvolvido com recursos do próprio convênio, com a estrutura e contratações de pessoas físicas e jurídicas, no âmbito nacional e internacional, permanecendo com suas respectivas competências para institucionalização da política dos Direitos Humanos.
A ordem de serviço da ONG emitida em sua sede em Brasília, é subscrita pelos componentes do conselho superior, Roberto da Silva Claussen, Gerusa Evangelista dos Santos Ferreira Sá e Valmyr Lopes de Menezes Silva.
A guerra civil angolana teve duração de 37 anos sendo considerada a guerra mais longa do mundo, eclodida após a independência de Angola em 1975, produzindo mais de 500 mil mortos. Desde a morte do líder histórico da Unita, Jonas Savimbi, o país – hoje presidido por José Eduardo dos Santos - reconquistou a paz, mas as consequências devastadoras da guerra ainda estão bem presentes na sociedade angolana.