NESTA QUARTA-FEIRA (30/09) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - RUA MIGUEL PETRONI (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - AV. JOÃO DE GUZZI X RUA MARCOS VINICIUS DE M. MORAES - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - RUA JOAQUIM RODRIGUES BRAVO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

 

 

A cidade de São Carlos ficou na 70ª colocação no Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeou todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

São Paulo a primeira colocada

O destaque no Ranking Geral 2020 foi para a cidade de São Paulo, que atingiu a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

Indicadores

A partir da edição 2019, o Ranking incorporou conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 -Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

11 setores

O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

Educação é destaque em São Carlos

No ranking nacional São Carlos obteve sua melhor colocação na área de Educação, ficando em 8º lugar. O recorte de Educação do Ranking Connected Smart Cities é composto por 12 indicadores, sendo 8 concebidos para o próprio eixo de educação, dois para o eixo de tecnologia e inovação e dois para o eixo de economia.

Tecnologia e Inovação

São Carlos obteve posição destaque também no item tecnologia e inovação ficando em 10º lugar. O recorte deste item foi composto por 11 indicadores, sendo 7 concebidos para o próprio eixo de tecnologia e inovação, três para o eixo de empreendedorismo e um para o eixo de economia. Os indicadores concebidos para o Eixo de Tecnologia e Inovação envolvem: capital humano, infraestrutura de telecomunicação (Fibra Ótica e 4,5G), produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisa (Bolsa CNPq).

Cidade empreendedora

Destaque também no empreendedorismo. São Carlos aparece no ranking nacional em 10º lugar. O recorte de Empreendedorismo é composto por 7 indicadores, sendo 5 concebidos para o próprio eixo de empreendedorismo e 2 para o eixo de tecnologia e inovação. Os indicadores concebidos para o Eixo de Empreendedorismo contemplam: economia criativa, tecnologia, micro empresa individual, espaços de inovação e de incubação de conhecimento.

Economia vai bem também

No eixo Economia, São Carlos apareceu em 18º lugar no ranking. O recorte de Economia é composto por 14 indicadores, sendo 10 concebidos para o próprio eixo de economia, 3 para o eixo de empreendedorismo e 1 para o eixo de mobilidade e acessibilidade. O eixo de Economia engloba indicadores relativo a renda da população, crescimento econômico de diferentes setores relevantes para a cidade (no sentido inteligente), a sustentabilidade econômica do município, a origem da receita e a proporção do número de empregos disponíveis.

Foras dos 100

Nos indicadores Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Governança e Energia, São Carlos não aparece no ranking nacional que relacionou 100 municípios.

Estadual

No ranking analisando apenas os números dos munícipios paulistas, São Carlos ficou em 29º lugar, ficando atrás de cidades como Ribeirão Preto (13º), Limeira (17º), Piracicaba (20º) e Araras (25º).

Estadual II

E ficando na frente de cidades como Araraquara (42º), Bragança Paulista (44º), Marília (46º), Porto Ferreira (48º) e Rio Claro (60º)

Republicanos

O partido Republicanos que aqui em São Carlos é presidido pelo vereador Edson Ferreira, realizará sua convenção eleitoral municipal na próxima sexta-feira (11) às 19h30 na rua Professor Lucresia nº 132 no Parque Primavera. O encontro servirá para sacramentar o nome de Sérgio Ferrão como candidato a prefeito. E o vice???

MDB

No próximo sábado (12), também está marcada a convenção do MDB. Pelo que se vem publicando nas redes sociais, medalhões do partido estarão aqui em São Carlos para participar do encontro.

Patriotas

Já no sábado passado ocorreu a convenção do Patriota que oficializou candidatura de Leandro Guerreiro à prefeitura e Ivan Amaral vice. A convenção foi realizada no bairro Cidade Aracy, na casa do vereador, fato inédito na política da cidade. Uma convenção no Cidade Aracy. O partido terá ainda 13 candidatos a vereador (9 homens e quatro mulheres).

Chico Loco

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou, na noite desta terça-feira (8), a candidatura de Francisco Marcio de Carvalho, o Chico Loco, de 54 anos, à Prefeitura de São Carlos. A convenção do partido foi realizada por videoconferência. O candidato a vice-prefeito será Fausto Eduardo Prefeito, de 51 anos, também do PSB. Além disso, o partido definiu que vai lançar 15 candidatos a vereador, sendo cinco mulheres e dez homens.

Habilitados

O Diário Oficial da União, de 04 de setembro, trouxe a publicação da habilitação dos 10 leitos de UTI do Hospital Universitário da UFSCAR. Será por 90 dias, podendo ser prorrogado, o que significará uma economia aos cofres municipais de R$ 1,4 milhões nos próximos meses, no combate ao Coronavírus.

Reunião tensa

Na terça-feira aconteceu no Paço Municipal uma reunião entre os diretores do SINDSPAM, Procurador Geral do Município, Alexandre Carreira Martins Gonçalves e os secretários municipais, Mateus de Aquino, Marcos Palermo e Helena Antunes.

Reunião tensa II

Na pauta estava a questão do retorno dos servidores da Saúde que estavam afastados por estarem no grupo de risco de contaminação pela COVID-19. São cerca de 50 servidores que estariam afastados. Não houve acordo e esses servidores terão de retornar.

Reunião tensa III

As conversas foram inflamadas, com momentos de estresse e gritos, foi uma reunião muito desgastante. Mas no final a Prefeitura alegou que não tinha como os servidores ficarem em casa por conta de uma decisão da justiça e também porque caiu a Medida Provisória do home office. Ficou claro também que o servidor que tem comorbidade e querer se afastar, deverá entrar com atestado normal e depois de 15 dias se afastar pelo INSS.

Bagrão ensaboado

Mas o que chamou atenção foi o discurso de Marcos Palermo durante as quase duas horas de reunião. Ele começou com um discurso, no meio mudou várias coisas e no final o discurso foi totalmente o contrário ao da inicial. Esse comportamento, explica bem os motivos da saúde municipal ser um rolo só.

Dama de ferro

Já a secretária Helena Antunes foi dura na queda mais uma vez e acabou desmascarando Marcos Palermo na frente de todos. Muita gente mete o pau na Helena (até nós as vezes), mas ninguém pode alegar que ela não trabalha dentro da legalidade.

Dama de ferro II

O problema no paço, são alguns que só fazem política e acordos verbais e na hora H não assumem a “bronca”.

Liderança

A pandemia do Coronavírus fez bem ao secretário de Comunicação Mateus de Aquino. Ele cresceu muito profissionalmente ao liderar as principais reuniões durante todos esses meses à frente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus.  

Apareceu

O ex-prefeito e deputado federal, Newton Lima, renasceu das cinzas e concedeu entrevista ao programa “Alternativa A”, da Rádio Universitária. Morando em São Paulo, onde trabalha como assessor da reitoria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Newton teceu críticas às gestões de Paulo Altomani e Airton Garcia à frente da Prefeitura de São Carlos.

Sofrimento

Para Newton, a cidade está piorando em todos os aspectos. “Vejo com sofrimento e tristeza, eu que fui prefeito e logo depois o Barba, em 12 anos colocamos São Carlos entre as 20 melhores cidades do país. E agora, depois que o Barba deixou a Prefeitura, vemos a degradação da nossa cidade, ela está piorando em qualquer dimensão que analisamos. Isso me traz muita tristeza. Houve uma regressão urbana, de valores, nos cuidados com as pessoas, a forma de governar não é mais democrática e participativa, os programas sociais praticamente desapareceram e a cidade tem dificuldade em dar um salto no desenvolvimento econômico”, salientou Newton.

Apoio a Erick

Com 67 anos e integrante do grupo de risco da Covid-19, ele salientou que, devido à pandemia, reduziu suas vindas ao município nos últimos meses, mas disse que está acompanhando de perto a política local e disse que Erick Silva, que será o candidato a prefeito pelo PT será uma “novidade espetacular” na corrida municipal.

Alô Câmara

Alguém precisa dar um jeito naquele banheiro masculino do primeiro andar da Câmara Municipal. Está parecendo aqueles banheiros de estações sem zeladoria. Ontem por exemplo, o lugar estava uma piscina com água vazando para o corredor da sede do Legislativo.

Até sexta-feira

Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. (Sarah Westphal). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Comentário(s) 

SERRA | 26 Setembro 2020
Meu Deus, imagine o resto.