NESTA QUARTA-FEIRA (30/09) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - RUA MIGUEL PETRONI (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - AV. JOÃO DE GUZZI X RUA MARCOS VINICIUS DE M. MORAES - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - RUA JOAQUIM RODRIGUES BRAVO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

 

 

E a tão aguardada pesquisa encomendada pela Rádio Pop FM, foi divulgada nesta sexta-feira (21). Sem a presença dos nomes do ex-prefeito Newton Lima e do prefeito de Ibaté, Zé Parrela, a pesquisa da Pop, foi surpreendente. Não pelo primeiro colocado, o atual prefeito Airton Garcia, mas sim pelo segunda colocação, o vereador Julio Cesar e o posicionamento do tucano Netto Donato que ficou em quinto lugar. Outras duas surpresas foram os índices obtidos por  Leandro Guerreiro do Patriota e Sérgio Ferrão do Republicanos

Airton Lidera

O atual chefe do Executivo lidera a preferência do eleitorado com 27,54% das intenções de voto. Julio Cesar (PL) aparece na segunda colocação com 10,95%, seguido de Leandro Guerreiro (Patriota) com 6,73% na preferência do são-carlense.

Olha ele aí

Sérgio Ferrão (Republicanos) e Netto Donato (PSDB) aparecem, respectivamente, com 4,85% e 4,23%. A posição de Netto realmente foi uma surpresa para muitaaaa gente. Como já escrevemos aqui inúmeras vezes, Netto deixou o trem passar e agora arca com a sua “lerdeza” em fazer política, afinal ficou dormindo nos últimos quatro anos.

E continuando

Bom a pesquisa ainda apresenta um cenário embolado no segundo escalão de candidatos. Marina Melo (PSD - 2,82%), Mestre Taroba (Avante - 2,66%), Deonir Tofolo (SD - 2,50%) e Chico Loco (PSB - 2,03%). Erick Silva (PT – 1,88%), Sérgio Rocha (PTB – 1,41%), Antônio Sasso (Podemos – 1,25%), e Ronaldo Mota (PSOL – 0,63%) completam a lista de pré-candidatos na preferência do eleitor. Não souberam responder está em 30,36%.

E a rejeição

Os pesquisadores perguntaram ainda ao eleitor: “em qual dos candidatos você não votaria”. O resultado deu o óbvio. O prefeito Airton Garcia por ser vidraça também liderou essa lista com 22,97%, seguido do polêmico e briguento vereador Leandro Guerreiro com 15,31%. Chico Loco aparece na rejeição com 7,19% e Julio Cesar com 5,31%. Marina Melo (2,66%), Sérgio Rocha e Erick Silva (2,19%), Antônio Sasso e Deonir Tofolo (1,88%), Neto Donato (1,72%), Mestre Taroba (1,56%), Sérgio Ferrão (0,78%) e Ronaldo Mota (0,31%) completam o quadro. Não souberam responder (34,06%).

Airton pode melhorar

A pesquisa também apontou a avaliação que os entrevistado faziam da administração do prefeito Airton Garcia. 32,1% consideram a administração regular e 30% boa. Péssima somou 16% e ruim 10,3%. Excelente apresentou 5,5% e 6,1% não souberam responder.

Airton pode melhorar II

Esses índices mostram que metade dos entrevistados estão satisfeitos com o prefeito e pouco mais de um quarto não aprova. Sem dúvida a operação Recape que está sendo realizada por toda a cidade, deu uma nova roupagem ao prefeito. 

E o PSDB

O eleitor teve a oportunidade de avaliar a gestão do governador João Doria (PSDB). Péssima atinge 29,9%. Regular ficou em 27,2% e boa 19,9%. Segundo a pesquisa, 16% dos ouvidos consideram o governo ruim e excelente 2,5%; 4,5% dos eleitores não souberam responder.

E o PSDB II

Essa avaliação do governador Dória poderá refletir bastante na até aqui fraco desempenho de Netto Donato que cola a sua imagem ao pessoal do Palácio dos Bandeirantes. Vale lembrar que apesar da pandemia, as lembranças do descaso do Governo Paulista para São Carlos em decorrência dos estragos causados pelas chuvas no início do ano, estão bem guardadas nas mentes de quem sofreu com elas.

E o PSDB III

Sem contar a lembrança do ex-prefeito Paulo Altomani que em toda sua trajetória política foi tucano e veja só o desastre que foi o seu governo.

E o Bolsonaro

A pesquisa também perguntou sobre a avaliação da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com os números, 34% a consideram péssima. Boa (21,4%), regular (17,8%), ruim (13,1%) e excelente (11,6%) completam os quesitos. Não souberam responder: 2,2%.

E o Bolsonaro II

Por incrível que pareça, diferente do que ocorre com a avaliação do governador, a avaliação do presidente não deverá interferir em nada nas eleições municipais. Bolsonaro já deixou claro que não irá interferir nas eleições municipais. Somente em algumas grandes capitais e só.

A esquerda

Já a pesquisa também mostrou que a esquerda de São Carlos está morta. Vai ser difícil reverter esse quadro.

E os vereadores

A pesquisa da POP também quis saber da avaliação da gestão da Câmara Municipal. O resultado também foi o esperado. Reprovação. Regular ficou com 36,93%, péssima 20,19% e ruim 17,84%. O levantamento mostra que 15,18% dos eleitores consideram a gestão boa e excelente 1,25%. Não souberam responder: 8,61%.

E os vereadores II

Esses índices refletem apenas que boa parte da população ainda não sabe o verdadeiro papel do Poder Legislativo, seja nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. Porém essa mesma “boa parte” que não sabe o papel dos vereadores, são os mesmos que vão até as portas de seus gabinetes pedir algum tipo de ajuda ou auxílio. Uma pena que ainda seja assim.

Detalhes da pesquisa

Bom mas apesar das surpresas, muita coisa ainda vai acontecer e mudar nesse cenário político. Afinal a pesquisa não foi tão abrangente. As 640 entrevistas foram realizadas nos bairros Cidade Aracy, Vila Prado, Vila Nery, Jardim Bandeirantes, Jardim Elizabeth, Centro, Santa Felícia e Maria Stella Fagá. Eleitores de bairros da classe alta por exemplo, não foram entrevistados.

Detalhes da pesquisa II

O plano amostral foi realizado com base na população de São Carlos(251.983). Os dados recolhidos prévios a aplicação foram os seguintes: Masculino 51,25%, Feminino 48,44%; Entre 16 e 25 anos 23,78%, Entre 25 e 35 anos 22,83%, Entre 36 e 45 anos 20,00%, Entre 46 e 55 anos 16,85%, Entre 56 e 65 anos 11,50%, 66 ou Mais 5,04%; Ensino Fundamental 19,38%, Ensino Médio Incompleto 20,78%, Ensino Médio Completo 41,09%, Superior Incompleto 4,53%, Superior Completo 11,41%, Outros 2,41%.

Detalhe da Pesquisa III

O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 04 (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Questionário

O questionário apresentado ao entrevistado continha 14 perguntas. Duas delas os resultados ainda não foram divulgados pela emissora. ´

Questionário II

A primeira delas: Dos vereadores da atual gestão, tem algum vereador que você considera ter feito um bom mandato? Se sim, quem?

Questionário III

A segunda: Você já possui um candidato a vereador? Se sim, quem?

Dados interessantes

Com certeza os resultados dessas duas perguntas servirão para fazer uma análise que como ficará a próxima composição da Câmara dos Vereadores de São Carlos.  

Quem realizou

A pesquisa foi contratada pelo Sistema Pop de Comunicação e registrada no TRE-SP sob o número SP-03679/2020 e elaborada pela Paulista Júnior Projetos & Consultoria, de Araraquara. As entrevistas foram realizadas nos dias 3 e 4 de agosto.

PTB

Com o resultado dessa pesquisa acreditamos que o PTB vai finalmente decidir para que lado vai nessas eleições. Os barões do partido não estão topando muito a turma do PSDB do Dória e isso já é um sinal. A relação com Bolsonaro é das melhores.   

PTB II

Sendo assim, apesar da tentativa de emplacar uma filiada do PTB local como vice-prefeita de Netto Donato, pode não vingar. Lideranças municipais do partido, acreditam que essa educadora, teria grandes chances de ser eleita vereadora. Vamos aguardar.

Mudou de nome agora

A Prefeitura Municipal está publicando uma série de licitações para contratações de empresas para realizar serviços no Centro de Atendimento para Síndrome Gripal instalado no Ginásio de Esportes Milton Olaio.

Mudou de nome agora II

Esse Centro nada mais é que o “antigo” Hospital de Campanha que nunca funcionou. Mas e os contratos que foram celebrados no passado para a realização dos mesmos serviços como fica? Foram pagos e não utilizados?

Novos equipamentos

O Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller, anunciou em sua rede social a conquista de dois novos equipamentos públicos para a Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

CRAS

A primeira é a construção de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Residencial Itatiaia, que fica na região do grande Cidade Aracy. A licitação foi vencida pela Construtora K2, pelo valor de R$ 461 mil. Os recursos para realização da obra são oriundos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos, o Fumdusc. A licitação ocorreu no último dia (14) e a obra deve ser entregue até dezembro.

Antiga Rádio

Outro equipamento será localizado no prédio da antiga Rádio Progresso, nos altos do Cruzeiro do Sul. De acordo com Muller, na aprovação do Jardim Residencial Progresso, com 261 lotes, o município recebeu o imóvel como contrapartida. Ele será reformado e deve estar pronto para uso até outubro. A secretaria ainda estuda o que será instalado no local, podendo variar entre casa de passagem ou centro de convivência do idoso.

Até o final do ano

A expectativa, de acordo com Muller, é que as duas obras sejam entregues até o final deste ano pela atual gestão.

Bom final de semana

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante. (Augusto Branco). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 



Comentário(s) 

VOVOZÃO | 21 Agosto 2020
Esta pesquisa não espelha a realidade, como pode o atual mandatário, estar com 27% de preferencia e 23% de rejeição, esta pesquisa com toda a certeza, foi feita de fora dos padrões.
Fica evidente, se a margem de erro é no patamar de 4%, aplicando nos dados fica:
27% - 4% = 23% iguala com a rejeição, o certo seria a radio POP , contratar instituo sérios.